Grandes produções já abordaram as marcas
deixadas pela segunda guerra mundial. Filmes como “A Lista de Schindler” nos
mostraram as feridas ainda abertas na sociedade após uma das maiores tragédias
da história. Mas existe um período que não é tão comumente explorado nos
blockbusters. A decadência pós guerra.
Após o fim da primeira guerra, e depois da queda do
governo de Mussolini, houve uma desestabilização na industria cinematográfica
italiana. Foi a partir daí que o ambiente que cercava os italianos, quase que
naturalmente deu origem ao cinema Neo Realista.
Terra Treme (La Tierra Tiembla) - Luchino Visconti, 1948
O surgimento deste movimento foi um tipo de resposta ao
cinema conservador que dominava a Itália anteriormente e era um modelo de como
deveria ser o comportamento da família tradicional idealizada. E além dos
belíssimos clássicos que foram eternizados pelas mãos de grandes diretores como
Roberto Rosselini, Federico Fellini, Vitorio De Sica e Luchino Visconti, o Neo
Realismo exerceu a função social inconsciente de registrar com detalhes as consequências
da guerra e o modo de vida do período que veio a seguir, A população era
apresentada em constante luta contra a miséria.
Ladrões de Bicicleta (Ladri di Bicicleti) - Vittorio de Sica, 1948
As principais características do Neo Realismo Italiano foram
marcadas pela necessidade. O aspectos mais marcantes, como as externas (devido
aos danos causados ao estúdio Cinecittà), utilização de atores não
profissionais, a pobreza e a paisagem destruída são os reflexos do rastro
deixado pela segunda guerra mundial.
Roma, Cidade Aberta (Roma, Cittá Aperta) - Roberto Rosselini, 1945
Um dos temas recorrentes na maioria das produções era a
tensão da convivência dos italianos na Italia ocupada pela Alemanha.
Roma, Cidade Aberta (Roma, Cittá Aperta) - Roberto Rosselini, 1945
Apesar de tudo o que o movimento Neo Realista
representou, ele perdeu sua força rapidamente. No início dos anos 50, o
sentimento de reestabelecimento da sociedade italiana fez com que os filmes
americanos, de mensagens positivas e estimulantes, tomassem o lugar dos filmes
que retratavam o que aquele povo tentava esquecer.
Diferente de outros movimentos que também foram relevantes
para o cinema, o Neo Realismo Italiano não surgiu de grupos de teóricos,
autores e estudiosos que pretendiam estabelecer uma estética própria. Ele foi
um movimento que surgiu de um momento histórico catastrófico, e que se fixou na
cultura cinematográfica pela sinceridade de suas produções em meio à vitória da
criação sobre a falta de recursos e que, sendo assim, representou um marco na história
da arte.
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