sábado, 22 de novembro de 2014

Os Spaghettis Westerns e o preconceito com a cultura de massa.

Os Westerns, conhecidos no Brasil como faroestes, ou bang bang, são filmes que retratam o período em que as fronteiras dos EUA foram estendidas até o Oceano Pacífico, cujos territórios novos foram também povoados a medida em que eram anexados, entre 1840 á 1890. Portanto, uma temática essencialmente norte americana.

Então, como seria possível um filme sobre o Velho Oeste não ocorrer no Velho Oeste? Parece estranho, mas foi talvez o maior movimento do cinema popular italiano durante as décadas de 60 e 70, os Spaghettis Westerns.


De modo geral, os filmes não possuiam histórias elaboradas e profundas, mas possuiam características marcantes como a ênfase na sujeira dos personagens, e principalmente na poeira dos ambientes que transmitiam miséria e desolação (quase todos os filmes foram rodados no deserto de Almeria, Espanha), ao contrário dos westerns americanos, que apresentavam o deserto como uma paisagem a ser admirada.

A violência era alta, com muitas mortes e tiroteios. Possuiam heróis com características peculiares e caricatas. E por fim, uma certa despreocupação com o contexto histórico, pois era comum o uso de metralhadoras nos filmes, arma esta que não havia sido inventada em tal período.

Django, de Sergio Corbucci - 1966

Estas características acabaram desagradando a crítica e aos cinéfilos, que desprezaram totalmente o movimento, alegando que as obras italianas não possuíam conteúdo, essência western, e que mais pareciam paródias.
Outro aspecto que contribuiu com a má imagem obtida na América, foi o fato dos faroestes italianos terem sido feitos para o consumo da massa, ao contrário dos westerns americanos, que possuiam um público mais seleto por serem filmes “cult”.

Mas houve o momento em que a América provaria com gosto os Spaghettis Italianos, graças a obra de Sergio Leone.

Sergio Leone

“Por Um Punhado de Dólares” inicialmente foi recebido com todas as críticas já citadas, mas, décadas depois foi considerado considerado um grande clássico dos faroestes em geral.


Por Um Punhado De Dólares (Per Un Pugno Di Dollari) - 1964


No ano seguinte Leone retornaria com “Por Uns Dólares a Mais”, e a consagração final de sua "Trilogia do Homem Sem Nome" viria em 1966, com o maior clássico spaghetti, “Três Homens Em Conflito”.


Por Uns Dólares A Mais (Per Qualche Dollaro In Piú) - 1965

Três Homens Em Conlgito (Il Buono, Il Bruto, Il Cattivo) - 1966

Estas obras também marcaram o movimento.


Django, de Sergio Corbucci - 1966

A Morte Anda a Cavalo (Da Uomo A Uomo), de Giulio Petroni - 1967

Era Uma Vez No Oeste (C'era Una Volta Il West), de Sergio Leone - 1968

Cimitero Senza Croci, de Robert Hossein - 1969

Muitos dos que criticaram intolerantemente estes filmes, acabaram reconhecendo seus valores décadas depois. Talvez o amadurecimento pessoal e a percepção de que a essência de uma estética única e nova possa ser levada em conta, tenha feito-os enxergar o imenso valor que o Spaghetti Western possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário