sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Westerns - A Origem da Linguagem Cinematográfica

Não há como falar do cinema Western sem falar da origem do próprio cinema. Em 1903, Edwin Porter criava os princípios da linguagem cinematográfica como conhecemos com o que foi considerado o primeiro Western da história.
A mais de cem anos atrás o filme “O Grande Roubo do Trem” estabelecia alguns dos métodos que são utilizados até hoje. Apesar do cinema estar dando seus primeiros passos, o filme apresentava elementos inovadores, um avanço impressionante para a época, com cenas alternadas, closes de tensão e ação simultânea.

O Grande Roubo do Trem (The Great Train Robbery), Edwin Porter - 1903


Depois deste marco na história do cinema vieram outros filmes, como o clássico “Os Bandeirantes” (The Covered Wagon), que seguiram o gênero ainda na época do cinema mudo. Foi a partir daí que emergiram alguns nomes como o do diretor John Ford, provavelmente o mais importante nome do gênero.

Os Bandeirantes (The Covered Wagon), James Cruze - 1923


John Ford


Foi nesta mesma época que surgiram algumas das estrelas do cinema Western como Gilbert M. Anderson, Tom Mix e William S. Heart, algumas das primeiras estrelas dos filmes do estilo.

Gilbert M. Anderson, como "Broncho Billy"


Em meados dos anos 30 e 40 os Westerns perderam sua força. Foi uma época de produções B, geralmente voltadas para seriados matinées, com heróis que eram exemplo de comportamento para as crianças americanas da época.

Adventures of Red Ryder, John English / William Witney - 1940


Assim como foi visto nos outros posts, muitos dos movimentos mais importantes da história do cinema foi diretamente afetado pela realidade social da época. No período pós segunda guerra mundial, os Westerns ganharam outra cara. Agora mais sombrios e depressivos, os filmes traziam uma carga emocional mais pesada, transparecendo o sentimento que assolava todo o mundo. Este subgênero do Western ficou conhecido como “Noir Western”.

Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident), William A. Wellman - 1943


Os Westerns fazem sucesso até hoje. Após mais de 100 anos desde o primeiro filme do gênero, novos filmes continuam surgindo, inclusive remakes de grandes clássicos, o que comprova o quanto este movimento contribuiu para a industria cinematográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário